Há algum tempinho que não tenho publicado, não por achar que um dia deveria ter mais 2 ou 3 horas como já referi anteriormente e por estar também sempre ocupada mas pelos nervos e grande ansiedade que tenho sentido nestas ultimas semanas..
È um assunto que afecta a maioria das mulheres apesar de este não ser um vírus só do sexo feminino. É, aliás, um vírus tão comum que se calcula que afecte mais de metade dos adultos sexualmente activos. Não significa isto que contraiam alguma doença, apenas que, a dado momento da sua vida, estiveram em contacto com o vírus, o qual normalmente é combatido pelo proprio organismo.Pode chegar até aos 20 anos sem sintomas. Pode ser transmitido sexualmente, de mãe para filho, pelo uso prolongado de contraceptivos orais, vício de fumar, gravidez antes dos 18 anos, má higiene ou muitos parceiros sexuais. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV que são classificados de baixo e alto risco. Destes, somente 15 tipos podem desenvolver cancro (nos quais eu estou incluída) e 30 afectam a região genital, podendo causar lesões pré-malignas.
Daí esta publicação,quem sabe não poderá ajudar de um modo qualquer quem esteja agora ou no futuro no mesmo caso que eu.
Eu tenho pesquisado exaustivamente e no entanto acho que ainda há muito por saber sobre este vírus- HPV Vírus do Papiloma Humano
Cuidado, a internet é a maior fonte de pesquisas mas também engana muito! Por exemplo na Wikipédia, qualquer um de nós pode editar o que lá está escrito e há muitas mentes maldosas pelo mundo!!Temos muito a mania de ir pesquisar qualquer doença e o que me aconteceu ao pesquisar sobre o vírus foi ler em primeira página Cancro do Colo do Utero.
Lágrimas a escorrerem-me pela cara logo..Calma!
Para começar tenho 34 anos, sou sexualmente activa mas apenas com um só parceiro, que possivelmente, terá de fazer o teste também,e temos mais ou menos a ideia de como surgiu. No entanto também sou fumadora e tomo a pilula, ambas as coisas há 20 anos! Tenho 2 filhos e entre estas duas gravidezes sofri 2 abortos.
Bem,no dia 03 de Fevereiro fiz uma Colpocitologia (Papanicolau) que se realiza habitualmente de 2 em 2 anos (desta vez passaram 4 anos desde a última-.-) e no final do mês em vez da habitual carta com o resultado Negativo recebi uma carta com consulta marcada para um especialista de Patologia Cervical para o dia 22 de Março.(Dr.Durão,que no distrito tem fama de ser um belíssimo médico, de Portalegre consulta no público HDJMG mas também no privado)
Cheguei meia hora antes e ao fim de uma hora infinita, de espera tão ansiosa o médico fez-me umas perguntas e informou-me que tinha adquirido o HPV e que me iria examinar para depois falarmos melhor.
Durante o exame, no qual deve-me ter feito uma vulvoscopia pois vi-o com um microscópio a frente dos olhos a examinar cada milímetro da minha vulva mas que deve ter-se revelado negativo pois nem mencionou o assunto..(até porque a olho nu, que eu saiba, não tenho nada na minha "vadjaina" pois sou muito cuidadosa em relação a isso^^) fiz-lhe saber que acabaria a pilula no dia seguinte e que passado 2-3 dias teria a menstruação. Aconselhou-me a continuar a próxima plaqueta sem paragem para não interferir com a biopsia que iríamos nesse caso fazer logo no momento do exame e ficaria já descansada sem ter de voltar ao hospital(ca.70km).
A tão temida biópsia!!
Já antes da consulta imaginava uma seringa de cavalo enorme a entrar na minha barriga até ao utero e os meus gritos de dor. No meu pensar ia ser como um filme de terror. Qual seringa, qual dor, qual quê! Sim é verdade,são pedacinhos cortados do colo do utero, nada de mais. Nada de mais?? Isso mesmo! O que me surpreendeu foi o médico pedir-me para tossir. A cada "cof-cof" meu lá se ia um pedacinho cortado..3 ao todo! Sentia como um pequeno choque eléctrico,muito levezinho.
No final da consulta, informou-me então que o meu "numero" de HPV é o 56, ou seja..
"Os vírus de alto risco, isto é, aqueles que têm maior probabilidade de provocar lesões persistentes e estar associados a lesões pré-cancerosas são os tipos: 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59 e 68. Já os HPV de tipo 6 e 11, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade, apesar de poderem igualmente ser encontrados numa pequena proporção em tumores malignos.
O cancro do colo do utero é a consequência mais grave da infecção por HPV, os vírus de alto risco, de entre os quais (16,18,31,33,35,39,45,51,52,56,58,59,68) são responsáveis pela maioria dos casos deste tipo de cancro encontrados."
As alterações do Papanicolau são várias e no meu caso é ASC-US, "o resultado mais comum, que indica uma atipia, ou seja uma alteração nas características normais das células escamosas, sem, porém, apresentar qualquer sinal claro de que possam existir alterações pré malignas.A maioria dos casos ASC-US desaparece sozinho com o tempo."
Disse-me ainda que talvez não seja necessário fazer uma biopsia mais alargada, mas só depois de saber os resultados desta é que saberei em que estado me encontro realmente e qual o tratamento a fazer. Avisou-me logo que no mínimo, independentemente do resultado,nos próximos 2 anos terei que fazer exames.
Esta manhã retirei a "esponja" e as duas compressas (esponja que o organismo pode absorver, caso contrário sai quando retiramos as compressas) que me foram colocadas como se fosse um tampão para estancar possíveis hemorragias.
O meu médico de família depois de lhe dar os resultados e de conversarmos um pouco deu-me baixa alguns dias para descansar, até porque ando muito sensível ultimamente, coisa que não é habitual pois sempre fui muito saudável e bem-disposta, e agora pior ainda sabendo que ainda terei que esperar pelo resultado da biopsia. Já sofro desde há muitos anos de ansiedade, que agora se tornou sufocante.
Não sinto qualquer dor, apenas por vezes umas leves cólicas durante alguns segundos como se se tratasse da menstruação, mas ainda assim tudo muito leve.
Fui aconselhada a não ter relações sexuais nos próximos 8-10 dias, evitar douches vaginais (que também não são recomendáveis em qualquer altura pois altera a flora natural da vagina), ter algum cuidado em não carregar muito peso por causa de hemorragias e foi-me receitada Clindamicina, uma pomada para colocar diariamente durante 15 dias, e depois 3x/semana até a próxima consulta..
E assim fico, mais uma vez, na expectativa das minhas células "más" não se terem alterado, no anseio do resultado final, por isso qualquer experiência de HPV que tenham tido é bem vinda!
Deixo alguns sites que contêm informações que possam vir a ser-vos úteis como sintomas, tratamentos, cancro do colo do utero, diagnósticos, exames,etc:
-http://noticias.r7.com/saude/maioria-das-mulheres-sera-infectada-por-hpv-alguma-vez-na-vida-18092012